Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Casa dos Poderes

Que história é essa?

   
  
Todos temos poder. Poder é a capacidade de produzir efeitos. Bola na vidraça: vidro quebrado...ichhh!!! Mas não pense que poder é uma coisa ruim. Se bem usado ele pode mudar para melhor a vida de nós todos.
 

Entretanto, nem sempre foi assim. Antigamente, os reis e imperadores decidiam tudo sozinhos. Você já imaginou quanto poder nas mãos de uma só pessoa?  

Com o tempo os moradores daqueles reinados, foram entendendo que isso não era uma boa idéia. Eles também queriam dar sugestões e participar das decisões. Por causa disso, verdadeiras revoluções ocorreram pelo mundo todo.  

Foi na  França, há mais de duzentos anos, que a coisa ficou feia.... Lá, não era diferente, os reis tudo podiam. Quem mais trabalhava recebia muito pouco por isso e além do mais pagava pesados tributos que os mais ricos não tinham que pagar. Não teve jeito, estava tudo errado e veio a Revolução.  

O rei tirano, perdeu seu rico trono e o povo, reunido, usando seu poder, decidiu mudar tudo. Mas o que fazer para que todos pudessem participar. Não dava para reunir todo mundo ao mesmo tempo e ainda tinha gente que morava em lugares distantes  

Surgiu a idéia de dividir o poder em três.  Cada poder teria o mesmo peso do outro e sempre funcionariam em perfeita harmonia, um ouvindo o outro. Para que todos pudessem participar e não tivesse confusão com o número de pessoas, foram criados representantes.  

A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade. A partir de então foram criadas as condições políticas para o surgimento da democracia representativa. Assim é que surgiram o poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.