Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Casa dos Poderes

Eu também posso?

Democracia

   
  
Essa coisa de democracia apareceu pela primeira vez lá na Grécia e para se ter uma idéia, muito tempo antes de Cristo nascer.
 

Em Atenas, importante cidade grega, as pessoas se reuniam na praça, no meio da cidade, para conversar e decidir sobre aquilo que elas achavam que era certo ou não fazer e assim, escreviam suas leis. Mas não era só isso, falavam de como a cidade deveria ser cuidada, as festas que iriam fazer e até se entrariam em guerra com vizinhos.  

Os gregos deram o nome de “democracia” ou “governo do povo” para essa liberdade de dizer, através do voto, aquilo que é melhor para a comunidade. Em Atenas, todos os homens livres votavam pessoalmente, sendo assim, uma democracia direta.   

Nos dias de hoje, com tanta gente morando nas cidades e no país e ainda, em locais muito distantes uns dos outros, não dá para fazer igual à Grécia antiga, por isso surgiu a democracia indireta ou representativa. Neste tipo de democracia, as pessoas escolhem quem irá representá-las para fazer as leis e cuidar dos locais que todo mundo usa na comunidade. Lembre-se: todo mundo pode e deve participar!