Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Eleições no Brasil

Descubra com a turma do Leãozinho como as eleições afetam a nossa vida.

As eleições representam um dos momentos de exercício da cidadania em que todos os brasileiros escolhem pelo voto seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Isto é democracia!

Você sabe o que é democracia?

Então vamos entender qual o papel de nossos representantes.

Para votar é preciso informar-se bem.

Curiosidades: Máquina de votar.

Você sabe o que é democracia?
Democracia é, por exemplo, a liberdade de escolher pelo voto aquilo que é melhor para nossa comunidade.

Quando, na escola, escolhemos o representante da turma pelo voto, estamos sendo democráticos. Da mesma forma escolhemos os representantes para exercer os poderes Executivo e Legislativo. Eles vão cuidar de nosso país, de nossas cidades e elaborar nossas leis.

Quem são eles? Presidente, Governador, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Distritais.

Quer saber mais?

Então vamos entender qual o papel de nossos representantes:

No Poder Executivo
O Presidente da República é o chefe do Poder Executivo. Ele governa o país com a ajuda dos Ministros e Secretários. Sua tarefa é executar as funções de Chefe do Governo e do Estado, estabelecidas na Constituição. Ele trabalha no Palácio do Planalto, em Brasília, e tem mandato de 4 anos.

Os Governadores são os chefes do Poder Executivo nos estados e têm como objetivo administrá-los com base nas leis aprovadas pela Assembléia Legislativa. Ele trabalha na capital de seu estado e seu mandato é de 4 anos.

Quer saber mais?

No Poder Legislativo
Os Senadores representam os Estados e trabalham no Senado, em Brasília.

O tempo de mandato deles é de oito anos, e cada estado tem o direito de eleger três senadores.

Os Deputados Federais trabalham na Câmara dos Deputados, em Brasília. Seu mandato é de quatro anos e cada estado pode eleger entre oito e setenta deputados, dependendo do número de habitantes.

Os Deputados Estaduais e Distritais trabalham na Assembléia Legislativa em seus estados, elaborando e aprovando leis estaduais e têm mandato de 4 anos.

Todos estes representantes eleitos participam da elaboração das leis para que todos os brasileiros tenham os seus direitos e deveres garantidos.

Quer saber mais?

Para votar é preciso informar-se bem.
É preciso não esquecer que as eleições são de extrema importância para que a população opine sobre o destino da Nação. Devemos votar com consciência e responsabilidade, pois o voto influenciará o nosso dia-a-dia.

Procure conhecer os candidatos e os partidos políticos. Procure saber se o que eles pretendem fazer é o melhor para você e sua comunidade e também se as propostas deles são possíveis de serem realizadas.

Nossa responsabilidade não pára por aí. Após as eleições devemos acompanhar se os representantes eleitos estão cumprindo seu papel.

Curiosidades: Máquina de votar
Na década de 60, Ricardo Puntel inventou uma máquina de votar. Ele imaginava que ela tornaria as apurações mais rápidas, porém, ela nunca chegou a ser usada.

1996, no Brasil começamos a usar urnas eletrônicas, equipamento no qual os eleitores digitam seus votos que são contados depois. Coisa de computador!

Foi só no ano 2000 que todo o país passou a utilizar esta nossa invenção, evitando demora e diminuindo fraudes. Foi um sucesso!

E mais... Nossas urnas eletrônicas têm teclas com símbolos em braile, o que permite que os cegos também votem. Assim, todos os brasileiros têm acesso ao voto.

Por isso é que as eleições brasileiras são consideradas pacíficas, organizadas e as mais rápidas do mundo.