Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Educação Fiscal

Ceará

   
  

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA O ESTADO DO CEARÁ     

O Ceará é a terra dos verdes mares bravios, do vaqueiro, da rendeira, do migrante que espalhou pelo país afora o nosso baião-de-dois, a nossa paçoca, a nossa irreverência e, sobretudo, a nossa alegria. No Ceará até a educação vira festa, porque herdamos não sei de onde uma vocação para misturar, numa só panela, o entretenimento com o aprendizado.

A TV Ceará, canal 5, emite mensagens educativas para jovens, crianças e adultos, além de teleaulas no nosso sistema de ensino a distância. Até aí nenhuma novidade, porque essas coisas existem no mundo inteiro. A sutil, a sutilíssima diferença, é que não fazemos aquelas aulas carrancudas, com apresentadores empalitozados. Passamos mensagens alegres, repletas de calor humano e aproveitando as expressões culturais de nossa gente.

Que tal? Uma erudita tocata de Bach sendo transformada em rap para alegria e glória dos jovens da periferia, que negando-se a enveredar pelos tenebrosos caminhos da marginalização, canalizam toda sua revolta para criar beleza, arte e poesia, coisas tão necessárias para elevar a auto-estima.

Sabe do que falamos até agora? Das mensagens de Educação Tributária que as Secretarias da Fazenda e Educação do Ceará levam para milhares de adolescentes da rede estadual e municipal de telensino. Um tema transversal que ajuda na preparação das futuras gerações para o pleno exercício da cidadania.

 

O fio condutor dessa ampla discussão sobre cidadania no Ceará é a educação tributária. Tendo como espinha dorsal o livro escrito pela professora Celina Castelo, estabelecemos, através de teleaulas, alguns conceitos importantes, essenciais para que cada jovem entenda o seu papel de cidadão e, como tal, seja agente e sujeito das profundas transformações sociais que tanto desejamos para o nosso país.

 

Todos nós pagamos algum tipo de tributo, portanto estamos cheios de moral para exigir que o estado aplique da melhor maneira possível o dinheiro que é nosso. Existe melhor vacina para proteger o cidadão do que esta? Com certeza num futuro bem próximo a totalidade da população vai estar entendendo que um benefício que ela recebe não é por obra e graça de Sicrano ou Beltrano, mas dela mesma.

 

Tem também uma peça teatral, “A Comédia da Cidadania”, no melhor estilo nordestino, que tomou conta das ruas, das praças, das escolas e, pasmem, de shoppings, nos anos de 2000 e 2001. É que o programa de educação tributária lançou mão do talento de várias trupes teatrais para levar sua mensagem transformadora a todos os recantos do Ceará, falando da história da humanidade e lançando pilhérias sobre os preconceitos e personagens que tentam estancar o desenvolvimento social.

 

Educação tributária virou festa em todo Ceará. E essa mensagem de cidadania ecoa no litoral, nas serras e no sertão com programas televisivos, livros, concursos e teatro. Uma experiência positiva, em que um assunto aparentemente reservado a técnicos e empresários, ganhou linguagem popular e uma arrebatadora sintonia com a alma e cultura de um povo.

 

Não abrimos mão da nossa alegria e da nossa esperança, porque somos assim mesmo, alegres e esperançosos. E vocês, se conhecerem o PET Ceará – Programa de Educação Tributária do Ceará, estarão confiantes de que no Ceará tem disso sim. Que na terra dos verdes mares bravios o pitoresco e a coisa séria caminham de mãos dadas, rumo ao futuro.

 

(Adaptação do texto “Lições de Cidadania”  de José Mapurunga, do roteiro do vídeo institucional do Programa, produzido pela SEFAZ) 

  

Para conhecer mais sobre a Educação Fiscal no Ceará escolha um dos links a seguir:
 
Fotos
PET_Ceará (DOC - 51 Kb)