Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Educação Fiscal

Minas Gerais

   
  

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS

Minas Gerais ocupa uma área de 588.384 km2, o que corresponde a 6,9 do território brasileiro e 63,5% da Região Sudeste. O Estado conta com o maior número de municípios do País: 853, e possui população estimada em 19.237.450 habitantes, o que faz de Minas Gerais o segundo Estado brasileiro mais populoso.

Quem viaja por Minas pode perceber grande variedade de clima, relevo e vegetação. Também é rica e bela a diversidade cultural mineira.

Quando o assunto é PIB (Produto Interno Bruto) Minas Gerais, em 2004, ocupou o terceiro lugar no ranking brasileiro, totalizando R$ 157.084.591.870,00, que dividido pelo número de habitantes equivale a uma riqueza per capita de R$ 8.165,72.

Belo Horizonte, a capital do Estado, foi concebida e planejada para substituir a colonial Ouro Preto ao final do século XIX, então saturada em sua capacidade de infra-estrutura para sediar o governo. A construção de Belo Horizonte foi marcada por planejamento urbano espelhado no exemplo de Boston (EUA) e foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. Hoje, Belo Horizonte, é a cidade mais populosa do Estado, com 2,4 milhões de habitantes (FJP, 2005) e juntamente com outros 33 municípios, forma a principal região metropolitana do Estado.

Minas é um estado múltiplo e ao mesmo tempo uma síntese do Brasil e dos brasileiros! Mas essa multiplicidade esconde uma grande desigualdade entre as regiões do Estado. Por isso, é que um dos objetivos expressos na Constituição Mineira é a promoção da regionalização da ação administrativa, em busca do equilíbrio no desenvolvimento das coletividades.

Veja o que alguns de nossos poetas e escritores sentem por Minas Gerais!!!
Poema de Carlos Drumonnd de Andrade e textos de Guimarães Rosa e Fernando Sabino.
 

Quer saber mais sobre as Minas, os Gerais e os Mineiros?
Então clique nos links abaixo:  
http://www.asminasgerais.com.br 

http://www.estradareal.org.br 

http://www.descubraminas.com.br

 

Educação Fiscal em MG
O Programa de Educação Fiscal vem sendo desenvolvido em vários municípios mineiros. Todo o material didático tem sido construído com ampla participação dos educadores desses municípios, sob a supervisão do Grupo de Educação Fiscal de Minas Gerais, composto pelas Secretarias da Fazenda e Educação do Estado e Secretaria da Receita Federal.

Conheça os cadernos pedagógicos produzidos por alguns municípios contendo sugestões de atividades de educação fiscal para trabalhar o programa em sala de aula:
 

Divinópolis (PDF - 757 KB) 
Governador Valadares (PDF - 2,46 MB) 
Itajubá (PDF - 2,14 MB) 
Pará de Minas (PDF - 2,18 MB)  

 
Assista também, no Cineteatro, o vídeo sobre Educação Fiscal produzido pela turminha de Pará de Minas.